A exposição “Centro” apresenta uma instalação interativa criada por uma equipe multidisciplinar de profissionais de design conceitual, arquitetura, iluminação, engenharia de som e programação, coordenada pelos arquitetos Claudia Paz e Peter Seinfeld.
A instalação propõe um espaço em que a pessoa se localiza no centro de uma espiral ascendente de luz. Sobre este centro está uma câmera que registra seus movimentos que são, então, reproduzidos pela luz; os auto-falantes, por sua vez, complementam a instalação com um som envolvente, proporcionando uma experiência única e interativa para a pessoa que adentra a espiral.
É a partir deste centro que o movimento da pessoa é traduzido em reações de luz e som. A forma concêntrica da espiral induz naturalmente a pessoa a girar em torno de seu eixo. A luz e o som acompanham este movimento, convertendo o entorno em uma experiência envolvente em que a interação entre os sentidos, o movimento e os estímulos digitais geram um mundo único para cada participante.
O projeto desta estrutura utiliza uma metodologia de desenho e fabricação digital que avalia cuidadosamente a distância e a relação visual entre o centro e o percurso concêntrico ascendente da estrutura, definindo a experiência envolvente desejada com a instalação. A estrutura, por sua vez, serve de suporte para as luminárias que estão fixadas transversalmente ao trajeto da espiral.
A instalação permanece montada e acessível ao público até 31 de novembro, no Museu de Arte de Lima, Peru. A entrada é gratuita.